PROJETO PRONTO; SÓ APROVAR E PROTOCOLAR

PROJETO: INDICAÇÃO CASA DO ARTESÃO E MULHER EMPRENDEDORA

  Os Vereadores têm quatro funções principais: Função Legislativa:  consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, di...

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Diretrizes que definem o orçamento de um governo ( Municipal, Estadual e Federal)

a IMPORTÂNCIA DESSES POLÍTICOS PARA O GOVERNO.  


Três siglas que definem o plano de governo e é votada pelos vereadores , deputados estaduais ou deputados federais.

 


1) PLANO PLURIANUAL – PPA

Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

2) LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO


A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

3) LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA

 

É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário